domingo, 13 de abril de 2025

Fazendo arte se consagra com noite de premiação


Luzes, câmera… emoção! Assim começou mais uma edição do prêmio “Uma Noite em Hollywood”, realizado pela Fazendo Arte, que mais uma vez transformou o Teatro Pedro Salomão em um verdadeiro tapete vermelho de sonhos, talentos e homenagens.

Em uma noite memorável, o ator e diretor Júnior Mosko emocionou o público ao relembrar o nascimento da Fazendo Arte, há mais de 17 anos. Ao lado de mulheres inspiradoras — Lúcia Barbosa, Iara Mora, Leila, Neusa Hildebrando, Anália Freitas, Etsuko Barros e Leila Moraes —, todas mães de crianças com síndrome de Down, ele deu vida a um projeto que começou pequeno e hoje atende mais de 250 pessoas diretamente e alcança mais de 20 mil pessoas anualmente com arte, inclusão e muito afeto.


O palco também foi espaço para homenagens especiais. Nesta edição, foram criados três prêmios que levam os nomes de grandes incentivadores do teatro e da cultura: Prêmio André Camargo, Prêmio Marly Bonome e Prêmio Clóvis Garcia. Três nomes que sempre estiveram lado a lado com a arte, apoiando festivais e incentivando novos talentos.

Mas talvez o momento mais tocante da noite tenha sido quando Júnior Mosko desceu do palco, pediu licença ao público e foi até a plateia para abraçar seus pais. Com a voz embargada, ele compartilhou uma lembrança de infância:


“Recentemente meu pai me contou que ouvia de seus amigos: ‘meu filho faz medicina, o meu advocacia… e o seu faz teatrinho’. E que esse preconceito e discriminação com a arte e com você me fez entender a importância do meu total apoio. Por isso guardei isso por mais de 40 anos.”

A plateia aplaudiu de pé, não só pela fala, mas pelo gesto de amor, gratidão e resistência. Uma verdadeira lição sobre a importância do apoio familiar no caminho artístico.

E o local do evento não foi escolhido por acaso. Júnior fez questão de realizar o prêmio no Teatro Pedro Salomão, que ele chama carinhosamente de “pai do teatro sorocabano”, um espaço histórico que merece toda a nossa reverência.

Premiados da Noite

Em meio ao brilho dos holofotes e muito glamour no tapete vermelho, os grandes vencedores foram anunciados — jovens talentos, veteranos dedicados, espetáculos inesquecíveis e direções criativas brilharam no palco. Abaixo, os destaques da noite:

Melhor Ator Revelação (Infantil): Pedro Padilha

Melhor Atriz Revelação (Infantil): Emilly Luiza

Melhor Ator Coadjuvante (Infantil): Luan Meira

Melhor Atriz Coadjuvante (Infantil): Olivia Garbeto

Melhor Comunicação - Ator (Infantil): Nicolas Fontes

Melhor Comunicação - Atriz (Infantil): Isadora Bernardi

Melhor Ator (Infantil): Samuel Fontoura

Melhor Atriz (Infantil): Marielly Ideriha

Melhor Ator Revelação (Juvenil/Adulto): Galeno Cândido

Melhor Atriz Revelação (Juvenil/Adulto): Ditinha Morena

Melhor Ator Coadjuvante: Matheus Felipe Max

Melhor Comunicação - Ator: Adriano Pereira da Silva

Melhor Ator: João Carlos

Melhor Atriz: Maria Madalena

Melhor Direção - Prêmio André Camargo: Benemari Sulivan - O Samba da Esposa Muda

Melhor Espetáculo - Prêmio Marly Bonome: Tistu - direção de Jane Karstosck

Conjunto da Obra: Julio Carrara

Honra ao Mérito - Programa Júnior Mosko Revela: Ana Cristina

Prêmio Clóvis Garcia - Honra ao Mérito em Locução: Daniela Mosko

Ineditismo da Obra: Vidas Cruzadas

Além dos prêmios, os convidados se encantaram com cenas apresentadas por alunos da Fazendo Arte, revivendo momentos dos espetáculos indicados. Com tradução simultânea em Libras, o evento reforçou o compromisso com a inclusão e acessibilidade, e contou com cobertura especial para o programa Júnior Mosko Revela.

A Fazendo Arte segue firme como referência de transformação por meio da arte. E essa noite, mais do que uma premiação, foi uma verdadeira celebração daquilo que nos move: o poder de criar, emocionar e transformar vidas.

Porque quando se faz arte com o coração… todo dia é uma noite de Hollywood.