sábado, 21 de novembro de 2020

O Gigante: O poder da união em prol da justiça

Entre setembro e novembro de 2017, os estudantes do curso de Iniciação Teatral do SESI Sorocaba apresentaram o espetáculo “O Gigante”, baseado no texto de Walter Quaglia, com adaptação de Ivy Sobral e sob direção de Junior Mosko.

Imagem do elenco em apresentação no Shopping Cidade Sorocaba

    O espetáculo produzido como resultado do curso que faz parte do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) é encenado por jovens e para jovens, porém a mensagem transmitida é válida para todas as idades. A peça acontece em um reino com um governante que se aproveita de seus súditos, mostrando como não podemos nos submeter a qualquer ordem e, através da união, é possível ter a força popular para conseguir a justiça necessária.

    O enredo retrata a história de duas primas, Lili e Lola, que precisam de dinheiro para ajudar sua avó doente, a Lena. Para isso, as garotas saem em uma jornada pelo reino com a intenção de vender seu amado boizinho, Tutuca; a ideia é vendê-lo ao rei, mas as meninas percebem que ele não está disposto a pagar, imaginando que seja um presente, então elas precisam planejar algo para não perderem o boi e ficarem sem o pagamento que ajudará a comprar os remédios para a avó.

    “O Gigante” também mostra o cotidiano do rei e seus bobos da corte, a forma como ele conta sobre suas vitórias e o seu comportamento questionável. Ele diz que aprisionou um gigante e assim conseguiu seu cargo, mas será que essa história é verdadeira? O rei merece mesmo ser tão querido e presenteado pelos seus súditos? O governante, na realidade, apresenta-se como um tirano que engana toda população, incluindo Lili e Lola.

Imagem capturada durante o espetáculo no SESI-Sorocaba

Os bobos da corte trazem alegria à peça, juntamente a outras surpreendentes aparições que auxiliam na jornada das garotas, como: uma mágica, a presença do subconsciente, disfarces e as gêmeas Zuleide e Zuleica. Com suspense, música e diversão, “O Gigante” mostra como apenas a união pode vencer e nós devemos nos unir para reagir diante de governantes que abusam do seu poder, algo muito frequente no cenário atual.

Mais do que um espetáculo para crianças, a lição transmitida é necessária e retrata, através do humor e da delicadeza, uma realidade dos dias de hoje. Para saber se Lili e Lola conseguiram completar sua jornada, os seus desafios e momentos que enfrentaram, além de descobrir o que a população do reino fez com o rei que os enganava, assista à peça por meio da plataforma YouTube no link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=yARHFlDzYpM&feature=emb_title