O empresário, ator e diretor Junior Mosko está completando hoje (01 de junho de 2023) 56 anos de vida. Como ele mesmo diz: “Os anos vividos são os que passaram, eu quero comemorar o que vem pela frente!”
Junior Mosko também está celebrando 3 anos de sua aposentadoria, porém a sua celebração chegou com muito trabalho, pois, para quem o conhece bem, sabe que desde a tenra idade sempre gostou de trabalhar; e muito!
Formatura de Junior Mosko, Pré-Fundamental na Cidade de Osasco |
Tatuiano (nascido em Tatuí/SP), mas gosta de lembrar que passou sua infância na cidade de Osasco/SP e sua adolescência foi na cidade de Barueri/SP; Junior Mosko aterrizou no ano de 2001 na cidade de Sorocaba e se mudou no ano de 2006, onde esteve à frente e comandou por 20 anos o Núcleo de Artes Cênicas do SESI, onde se desligou em 2020 por conta de sua aposentadoria.
Junior Mosko levou o nome de Sorocaba e da instituição SESI para outros países, como Portugal, Venezuela e Chile. Na instituição Serviço Social da Indústria, comandou o “Festival Nacional Curta Dança”, “Festival Nacional Curta Teatro” e foi criador do “Festival Estudantil SESI Sorocaba de Teatro”, onde realizou 17 edições; Festival este que se tornou sua dissertação de mestrado na USP (Universidade de São Paulo), em 2009, defendido por ele, orientado por Ingrid Dormien Koudela, conhecida por ser a tradutora de Viola Spolin.No SESI também criou o projeto “Nós na Fila”, para que o grande público que se formava, que ficava à espera ao lado externo do teatro, pudesse ser contemplado com música, teatro e outras expressões artísticas. Mosko sempre ressalta ter tido o apoio do então diretor da instituição Júlio César de Souza Martins, que sempre acreditou em seu trabalho.
Autora: Sonia Machado de Azevedo |
Junior também participou da estruturação dos projetos “Viagem Teatral” e “Cena Livre”, coordenado por Sônia Machado de Azevedo, grande nome do teatro nacional, que em sua obra literária “Campo Feito de Sonhos – Os Teatros do SESI” (Editora Perspectiva, 2016) descreve sobre o trabalho do Junior Mosko realizado em prol da arte.
Vereador Claudio Sorocaba, Benedita Mosconi, Celso Lemos, Junior Mosko, Julio Cesar Martins e Jose Maria Rodrigues - Título de Cidadão Sorocabano |
Aos 13 anos de idade, em 1981, recebe seu primeiro prêmio como “Melhor Diretor Revelação” com o Espetáculo “A Viagem ao Faz de Conta” (Walter Quaglia), prêmio este concedido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, sendo este o primeiro de muitos que vieram depois, numa carreira de muitos trabalhos reconhecidos e inovadores, ainda criança conhece atriz Lélia Abramo que passa a ser uma grande amiga conselheira.
A Viagem ao Faz de Conta - Junior Mosko (13 anos), com os atores Arnaldo Fogaça e Angela Paulino |
Junior Mosko e Maria Clara Machado |
Depois de estudar diretamente com uma das maiores autoras de histórias infantis do Brasil, Maria Clara Machado, na cidade do Rio de Janeiro, onde residiu durante alguns anos, montou diversos espetáculos infantis e se apresentou pelo país todo sendo um grande sucesso o Espetáculo “Aprendiz de Feiticeiro” que ficou em cartaz no Teatro da Lagoa (RJ) e teve como Assistente de Direção Lúcia Fernanda.
Elenco Aprendiz de Feiticeiro: Anselmo Fernandes, Fernando Almeida, Cláudia Paiva, André Dias e Junior Mosko |
Ficou tão apaixonado por trabalhar a arte com o público infantil que fez sua especialização pela Universidade Sagrado Coração (USC) – onde se tornou professor de pós graduação à convite da diretora teatral e coordenadora do Curso Pedagogia do Teatro Marly Bonome, na cidade de Bauru/SP –, abordando o teatro infantil para criança e com crianças, que em 2008 deu origem ao livro de autoria de Junior Mosko “O Teatro da Criança, Pela Criança e Para Criança”, e nele conta um pouco da sua experiência e explica algumas técnicas para esta forma de Teatro, livro este que já está em sua 4ª edição.
Livro: O Teatro da criança, pela criança, para criança |
Junior Mosko contribuiu como Secretário Geral do Sindicato dos Artistas do Estado de São Paulo (SATED/SP), nos anos de 2003 à 2009 durante a gestão da Presidente Ligia de Paula Souza, onde lutou e contribuiu a favor de toda classe artística para que a profissão às vezes esquecida, tivesse cada vez mais espaço dentro da comunidade e seus profissionais definitivamente mais bem reconhecidos. Também foi membro da Fundação Internacional dos Artistas (FIA) e também da FIA-LA (Fundação Internacional dos Artistas Latino Americana) onde representou nosso país em diversos encontros importantes, como Uruguai, Áustria, Holanda, Budapeste, entre outros.
Nos anos de 2000, Junior Mosko também foi apresentador do Projeto Popular “Palco Livre”, da extinta TV Aliança, hoje TV TEM (Rede GLOBO de Televisão), onde permaneceu à frente durante 3 anos, até seu encerramento.
Falando em televisão, Junior Mosko, em 1986 assinou seu primeiro contrato com a TV GLOBO, fazendo parte do núcleo do diretor Herval Rossano, onde fez diversos trabalhos em séries, novelas, programas, com destaque para “Caso Verdade” e “Você Decide”, permaneceu contratado durante 20 anos.
Junior Mosko que também residiu em Londres se especializando em Múltiplas Linguagens pela Globo Theater, adquiriu propriedade no assunto, e em seu retorno ao Brasil, completou seus estudos na Universidade de São Paulo. Um dos fatos marcantes para Mosko, foi quando ele recebe do Professor Emérito da USP, Professor Clóvis Garcia, para que ele conceda a honra do Professor encerrar sua carreira acadêmica orientando Mosko em seu Doutorado.
Professor Clovis Garcia e Junior Mosko |
Em 2015 Junior Mosko tem seu nome se tornando Prêmio da Cidade de Sarapuí (interior do Estado de São Paulo) “Prêmio Junior Mosko” criado pelos Diretores Teatral Fábio Jurera e Gustavo Barros (hoje Prefeito da Cidade de Sarapuí).
Junior Mosko e Gustavo Barros |
Colecionando prêmios e menções pela sua trajetória no Teatro e na Televisão, em Sorocaba Junior Mosko também colecionou alguns bons e poucos amigos como Renato Amary que Junior tem um carinho todo especial.
Junior Mosko e Renato Amary |
Mosko foi homenageado na Escola Estadual José Celso de Melo na cidade de Tatuí, a responsável pela criação da porta foi a artista plástica Nancy Del Guercio. Homenagem essa concebida para artistas da cidade de Tatuí como Junior Mosko, Vera Holtz e Cristina Siqueira.
Dentro da sua trajetória do ROTARY Club, foi Presidente de um dos mais importantes Clube de Serviço ROTARY Club Sorocaba Leste no ano de 2017.
Junior Mosko Presidente do Rotary Club Sorocaba Leste 2017/2018 |
Projeto Abracadabra |
Em 2010 fundou a Associação Cultural Fazendo Arte que até hoje se encontra como Presidente e procura manter a Associação em funcionamento, reconhecido por trabalhos de Teatro com pessoas down e outras deficiências chamado de Projeto Abracadabra, onde montou grandes espetáculos com crianças especiais e desenvolveu nelas a paixão pelo teatro, espetáculos estes que fizeram grandes temporadas com sucesso de público e crítica, recentemente aceitou mais um desafio de trabalhar com pessoas cegas e baixa visão, criando o projeto Ponto Cego.
Grupo Ponto Cego |
Associação que já foi reconhecida pela UNESCO, reconhecida pelo CMDCA e desde 2011 recebeu a certificação de Utilidade Pública da Cidade de Sorocaba.
Recentemente Junior Mosko foi citado no livro da Márcia Polachini “Professor em Cena”, também é considerado como Padrinho do Grupo “Em cena” da cidade de São Paulo dirigida pela própria autora, pelo grupo Tapanaraca da cidade de Itapetininga/SP dirigido por Fabio Jurera e pelo grupo Quatro Cantos dirigido por Benemari Sulivam, da cidade de Quadra onde em 2014 Mosko recebeu o título de Cidadão Quadrense.
Livro: Professor em Cena |
Dentro dos grandes espetáculos, ressalto o Espetáculo “Vovó Delícia” de Ziraldo, com direção de Mosko e Produção de Fábio Hilst (2009), através da Lei Rouanet, que teve uma longa temporada de sucesso no teatro Copa Airlines Shopping El Dourado São Paulo e excursionou por todo o Brasil, que teve como patrocinador oficial a empresa Valeo (Francesa) e apoio de Gol Linhas Aéreas e Rede Globo de Televisão.
Anna Claudiah Vidal (no papel título), Anna Karolina Lannes (neta) Maria Eduarda Duda (neta criança), Vic Militello, Paloma Mendonça, Giácomo Pinotti |
Em 2021, Junior Mosko abre sua escola de formação em comunicação, teatro e arte, a “Faça Arte com Junior Mosko”, localizada no centro da cidade de Sorocaba, acreditando que educação e arte caminham juntas, Junior insiste e batalha para que o maior número de pessoas tenham acesso a Cultura através da arte, para transformar e criar cidadãos de bens pensantes e com uma autocrítica para a formação de um país mais politizado. A Faça Arte vem se consolidando como uma escola de referência, na Região Metropolitana de Sorocaba se alicerçando para a abertura do curso de pós-graduação em teatro para a especialização de professores e artistas, vem se inovando com o Curso de Iniciação à Dublagem onde procura estabelecer um viés artístico e de inserção ao mercado de trabalho, para futuros dubladores. A Faça Arte que em 2022 estreou 3 grandes espetáculos “Há Tempo”, “Minha mãe mandou eu escolher esse daqui” e “Vidas Cruzadas”, todos concebidos e dirigidos por Mosko.
Elenco Vidas Cruzadas: Adriano Pereira, Ariadne Loura, Ditinha Morena, Galeno Cândido, João Carlos, Larissa Santos, Madalena Silva, Matheus Felipe (Max), Rodrigo Bruno e Silvio Gonçalves |
Junior Mosko |
Junior Mosko |
Junior Mosko gosta de ressaltar que embora tenha uma agenda lotada de trabalho com gravações de televisão, ensaios de teatro, viagens e os trabalhos da associação não abre mão de estar ao lado de seus pais Jose Maria e Benedita Mosconi (ambos com 82 anos), com suas irmãs Juliana, Luciana, Daniela e Patricia suas sobrinhas Lorena, Julia, Lavinia e Alice e seu companheiro Adriano, pois entende que a família é o maior patrimônio que nós temos.
Junior Mosko, Benedita Mosconi e Jose Maria Rodrigues |
Ainda em tempo fizemos mais uma pergunta: O que podemos esperar agora?
“Apenas o hoje, que o passado sirva como exemplo, vamos viver o presente e que o futuro nos surpreenda com muita saúde, porque o resto a gente corre atrás!” - Junior Mosko, 2023
Fonte: Editora News, O GLOBO, Blog Junior Mosko, Revista Crescer, Veja Abril SP, Jornal Cruzeiro do Sul, Editora Perspectiva, Aplauso, Prefeitura Municipal de Sorocaba, Prefeitura Municipal de Sarapuí, Alesp,