terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Serpente

Núcleo de Artes Cênicas do Sesi faz homenagem a Nelson Rodrigues

Em homenagem ao centenário de Nelson Rodrigues, os alunos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Sorocaba (NAC) estreiam às 20h de hoje a temporada da peça "A Serpente", de autoria de Nelson Rodrigues. E não apenas o dramaturgo será comemorado, já que a data da estreia também foi escolhida para homenagear a cidade, que completa 358 anos amanhã. Com direção de Júnior Mosko, o espetáculo fica em cartaz até dezembro, todas as terças-feiras, às 20h, no Teatro do Sesi.
Concebida em um único ato, "A Serpente" foi a última obra escrita por Nelson Rodrigues, em 1978, e conta a história de triângulo amoroso, na qual destacam-se a cumplicidade obsessiva dos relacionamentos, o ciúme, a inveja, o medo de rejeição, do abandono e da solidão. Na história rodrigueana, duas irmãs, que se casaram no mesmo dia, na mesma igreja e com o mesmo padre, vão viver no mesmo apartamento, com seus respectivos maridos. 
Guida é extremamente feliz, porém Lígia nenhum pouco, pois seu marido, Décio, nunca conseguiu satisfazê-la sexualmente. Com a separação e a partida brusca de Décio, a tristeza de Lígia, que mesmo após um ano de casada ainda era virgem, aumenta ainda mais, fazendo com que ela pense em suicídio. Para ajudar a irmã, Guida propõe emprestar-lhe o marido Paulo por apenas uma noite. Este fato cria o triângulo e inicia a tensão entre as irmãs, que passam a disputar o amor do mesmo homem. O aumento da tensão, da obsessão e do ciúme acaba em morte. 
O Teatro do Sesi Sorocaba fica na rua Gustavo Teixeira, s/nº, no bairro Mangal. A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos no local, 1h antes do espetáculo. Mais informações pelo telefone (15) 3388-0440. O espetáculo tem 60 minutos de duração e a classificação etária é de 16 anos.

Notícia publicada na edição de 14/08/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul. Foto: ElcioYuiji Kozuma.