Núcleo de Artes Cênicas do Sesi faz homenagem a Nelson Rodrigues
Em homenagem ao centenário de Nelson
Rodrigues, os alunos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi Sorocaba (NAC) estreiam
às 20h de hoje a temporada da peça "A Serpente", de autoria de Nelson
Rodrigues. E não apenas o dramaturgo será comemorado, já que a data da estreia
também foi escolhida para homenagear a cidade, que completa 358 anos amanhã.
Com direção de Júnior Mosko, o espetáculo fica em cartaz até dezembro, todas as
terças-feiras, às 20h, no Teatro do Sesi.
Concebida em um único ato, "A
Serpente" foi a última obra escrita por Nelson Rodrigues, em 1978, e conta
a história de triângulo amoroso, na qual destacam-se a cumplicidade obsessiva
dos relacionamentos, o ciúme, a inveja, o medo de rejeição, do abandono e da
solidão. Na história rodrigueana, duas irmãs, que se casaram no mesmo dia, na
mesma igreja e com o mesmo padre, vão viver no mesmo apartamento, com seus
respectivos maridos.
Guida é extremamente feliz, porém Lígia
nenhum pouco, pois seu marido, Décio, nunca conseguiu satisfazê-la sexualmente.
Com a separação e a partida brusca de Décio, a tristeza de Lígia, que mesmo
após um ano de casada ainda era virgem, aumenta ainda mais, fazendo com que ela
pense em suicídio. Para ajudar a irmã, Guida propõe emprestar-lhe o marido
Paulo por apenas uma noite. Este fato cria o triângulo e inicia a tensão entre
as irmãs, que passam a disputar o amor do mesmo homem. O aumento da tensão, da
obsessão e do ciúme acaba em morte.
O Teatro do Sesi Sorocaba fica na rua
Gustavo Teixeira, s/nº, no bairro Mangal. A entrada é gratuita e os ingressos
são distribuídos no local, 1h antes do espetáculo. Mais informações pelo
telefone (15) 3388-0440. O espetáculo tem 60 minutos de duração e a
classificação etária é de 16 anos.
Notícia publicada na edição de
14/08/2012 do Jornal Cruzeiro do Sul. Foto: ElcioYuiji Kozuma.
